A Ecoanzol apresentou proposta de participação na Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades. O evento será realizado em outubro/2016 em Belo Horizonte/MG, como preparatória para Conferência Mundial das Humanidades, que acontecerá em Liège, Bélgica, em 2017.
O projeto Olhos d’Água em execução em Carapebus/RJ é o tema central da participação da Ecoanzol no evento internacional, trazendo a tona a metodologia inovadora de mobilização e gestão territorial. O tema foi submetido a pré-seleção do evento, e selecionado para envio de propostas.
Após primeira triagem científica foi definido que a proposta participaria como “Mesa redonda”. Uma segunda triagem analisará as propostas elaboradas de forma completa, definindo quais comporão a programação do evento.
A proposta foi elaborada em parceria com professores do Instituto Federal Fluminense, dentro do eixo temático 10 – Desenvolvimento social e inovações.
O projeto da Ecoanzol somada a presença do Instituto Federal Fluminense e experiência de seus profissionais, poderá proporcionar a projeção do território Norte-Noroeste Fluminense em nível internacional.
O Ano Internacional do Entendimento Global
O objetivo central do Ano Internacional do Entendimento Global é discutir a globalização, nas suas dimensões internacional, nacional e regional, enquanto a Conferência Mundial de Humanidades visa refundar as Ciências Humanas, retomando o seu lugar na sociedade contemporânea e aprofundando a dimensão transdisciplinar da pesquisa, em face das necessidades da Humanidade no século XXI.
A Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades
O Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH) e da UNESCO, realizará a Conferência Internacional Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades no período de 4 a 7 de outubro de 2016 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte/MG.
O evento consta da Programação do Ano Internacional do Entendimento Global de 2016, e é atividade preparatória da Conferência Mundial das Humanidades, que acontecerá em Liège, Bélgica, em 2017.
Sob o tema Territorialidades e Humanidades o evento está estruturado a partir de 10 eixos temáticos que nortearão, de um lado, a organização de mesas-redondas e a constituição de grupos de trabalho compostos por especialistas em suas respectivas áreas, especialmente convidados, e, por outro, a apresentação de comunicações coordenadas e de pôsteres.
Os eixos temáticos serão os seguintes:
1. Fronteiras e migrações;
2. Identidades e línguas;
3. Gênero e diversidade cultural;
4. Relações com a terra e o campo;
5. Controle social e habitabilidade;
6. Ecologia e meio ambiente;
7. Direito e educação;
8. Espaço urbano e violência;
9. Materialidades e representações;
10. Desenvolvimento social e inovações.
CréditosTexto e Edição final: Marcelo dos Santos Ferreira
—
